Dia Internacional da Mulher: especialista dá orientações para elas no ambiente de trabalho

Especialista na área de Recursos Humanos dá conselhos àquelas que conquistaram espaço ainda dominado por homens nas empresas, mas têm dificuldades em lidar com certas situações nesse contexto.

131

Os homens dominaram o mercado de trabalho por muito tempo. As mulheres praticamente ingressaram em nível de igualdade apenas no fim do século passado e tiveram que progredir muito mais rápido que a evolução histórica do homem no mundo profissional, para mostrar resultados similares.

Hoje, elas ocupam cargos importantes em empresas de todos os portes, ganham salários representativos e são mais independentes. Prezam pelo equilíbrio entre carreira e vida pessoal. No entanto, os homens permanecem como a maioria em algumas áreas profissionais nas companhias, e as mulheres têm que lidar com um ambiente de trabalho predominantemente masculino. Como lidar com essa situação? Como ganhar destaque sem sofrer discriminações, assédios ou mesmo ser desrespeitada?

Marcelo Abrileri, presidente do site de empregos Curriculum.com.br (www.curriculum.com.br), fornece diversas orientações às mulheres para imporem limites e serem valorizadas, principalmente por seu trabalho, que pode fazer parte de um segmento dominado por homens. ”As mulheres devem se lembrar de que têm qualidades únicas, exclusivas do sexo feminino, e vantagens em várias formas de atuação e comportamento. Foquem-se nisso, façam destas o seu diferencial competitivo de modo a serem grandes profissionais”, afirma Abrileri. No entanto, ele adverte que elas não devem se esquecer que tais qualidades não são tudo e precisam continuar demonstrando desenvoltura em outras importantes facetas da vida.

Veja algumas dicas do executivo:

Demonstre competência: a mulher deve fazer seu marketing pessoal, como todo profissional. Mostrar capacidade para vencer os desafios do dia a dia no trabalho é essencial para distanciar sua imagem de qualquer preconceito.

Demonstre equilíbrio: mostrar ser uma excelente profissional sem ter uma relação saudável com a vida pessoal também não é bom. O equilíbrio estimula a todos respeitar os limites entre vida profissional e pessoal.

Tenha foco em resultados: mostrar resultados é a melhor maneira de se afastar de uma visão preconceituosa sobre o sexo feminino no ambiente profissional. Apenas discutir o tema é perder tempo.

Fuja de fofocas, rádio-peão e disse-me-disse: mulheres são alvo, muitas vezes, de outras mulheres, em fofocas e boatos de rádio-peão. Uma boa maneira de não ser assunto nestes meios é não participar deles.

Evite panelinhas e integre-se à equipe de maneira sadia: panelinhas são geralmente o início de rivalidades entre grupos. Estimule um bom relacionamento interpessoal, sem excesso nas aproximações.

Evite embates com outros homens e mulheres: disputas e choques entre mulheres são bastante comuns no universo feminino, acarretando desgastes desnecessários.

Redobre seus cuidados nos períodos de TPM: algumas mulheres são extremamente suscetíveis a grande estresse durante a TPM, que as leva a atitudes negativas. Autocontrole nestes períodos é importante. Uma alimentação correta, por exemplo, pode amenizar a longo prazo os efeitos da TPM.

Lembre-se da importância de se ter visão generalista: não importa o quão especialista a profissional seja, ela deve ter olhos em outras áreas, para ser reconhecida por sua visão ampla sobre os processos em que atua.

E não se esqueça da importância de ser uma especialista: sim, o conhecimento geral é indispensável, mas o mundo precisa, hoje, cada vez mais, de especialistas para quem possa confiar tarefas especiais. É fundamental identificar-se e ter intimidade com uma área de especialização.

Desenvolva-se ainda mais naqueles que são seus pontos mais fortes:

– Na alma feminina mora a delicadeza, a simpatia e a gentileza.

– Nela mora também a qualidade de lidar com situações difíceis e delicadas. Isso é muito útil no ambiente de trabalho e dá a ela jogo de cintura.

– Ser colaborativa é essencial. É interessante assumir essa postura de “ombro a ombro” entre homens e mulheres no trabalho.

Em resumo, mulheres, mostrem toda a força que mora na sua feminilidade! Acredite, ela é extremamente poderosa e, com ela, vocês poderão conquistar praticamente o que desejarem. Não percam suas forças e não se masculinizem.

E procurar ser sempre elegante, mesmo nos momentos difíceis e naqueles em que precisa defender suas ideias com mais vigor. Mas compreendemos que descer do salto nos momentos corretos também é compreensível e permitido.

Parabéns a todas as mulheres neste grandioso dia e em todos os outros também!

Fonte: Da Redação

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments