Vendedor precisa pensar ‘fora da caixa’ para se destacar, afirma executivo

Na nova obra, o executivo compara os atributos do vendedor aos de um exímio predador - o falcão - e aborda quais as capacidades necessárias para crescer

1351

Marcos Scaldelai tem uma grande experiência no mundo dos negócios. Já comandou áreas estratégicas de grandes marcas como Häagen-Dazs, onde chegou à gerência de marketing, e Bombril, onde foi presidente.

Autor de “99,9% Não É 100%”, ele lança pela editora Gente o livro “Vendedor Falcão” sobre como se destacar no mercado de trabalho, independente do ramo de atuação.

Na nova obra, o executivo compara os atributos do vendedor aos de um exímio predador – o falcão – e aborda quais as capacidades necessárias para crescer. Brilho nos olhos, senso de urgência, espírito empreendedor e excelência são algumas delas, assim como visão, velocidade e garra.

Escritor e palestrante, Marcos Scaldelai atualmente é presidente do Lide Interior de SP – Região de São José do Rio Preto.

Em entrevista à Livraria da Folha, o autor fala sobre o que o animal representa e aponta como é possível crescer e aumentar o número de vendas neste fim de ano, apesar da crise.

Divulgação

Marcos Scaldelai, autor do livro "Vendedor Falcão"
Marcos Scaldelai, autor do livro “Vendedor Falcão”

*

O que o falcão representa para você?

O falcão representa um animal de melhor visão, focado, ágil, determinado e com muita garra, características que eu acredito serem fundamentais para qualquer pessoa crescer profissionalmente.

Quais são as características do vendedor falcão?

O vendedor falcão é aquele que em primeiro lugar, acredita no seu potencial, e sabe que primeiro precisa saber se vender para depois vender aquilo que se propõe. É quem quer “ser visto”, ser “o cara”, quem sempre pensa além e supera as expectativas e não cria barreiras ou dificuldades para conseguir atingir o seu objetivo.

A figura do falcão não é muito agressiva? O quanto a agressividade pode ser positiva para os negócios?

É agressiva na busca de resultado. O falcão age pela sua sobrevivência. E isso é o que lhe fortalece e nos negócios temos que agir assim.

As empresas estão perdendo bons líderes?

Sim, porque não exploram as atitudes de liderança dos seus funcionários. Tecnicamente, todos podem ser iguais, o que realmente difere um profissional do outro e faz a diferença no dia a dia, é em relação as atitudes.

É possível crescer em tempos de crise?

Em qualquer momento é possível crescer, basta saber usar as ferramentas certas e definir quais caminhos são os ideais para serem trilhados e o que deve ser evitado. É ter vontade de vencer e não ser negativo.

Como atenuar os efeitos da crise nas vendas deste fim de ano?

Sabemos que o país enfrenta um período de instabilidade econômica, então é necessário definir ações que possam ser benéficas tanto para os clientes quanto para a própria empresa. Promoções, atender as expectativas do cliente e ações de marketing podem contribuir de forma significativa no faturamento. Tem que focar no resultado tático.

Que conselho você daria para alguém que tem um pequeno negócio e quer aumentar o número de vendas?

Ter visão, velocidade e garra são características fundamentais para quem busca aumentar o número de vendas da sua empresa, pois o mercado anda muito competitivo, então é necessário ter estratégias nas mangas e saber utilizar nos momentos certos. Entender sobre a área de atuação e como está o mercado também garante bons resultados e evita ciladas.

Como se destacar em um mercado de trabalho com profissionais cada vez mais capacitados e com formações mais parecidas?

É fundamental que o profissional pense “fora da caixa”, entregue aquilo que vai além do que a empresa espera e seja ousado, pois às vezes é necessária outra visão para que a empresa consiga se renovar

VENDEDOR FALCÃO
AUTOR Marcos Scaldelai
EDITORA Gente
QUANTO R$ 24,90 (preço promocional*)

Fonte: Folha de S. Paulo

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments