Dicas de Abordagem em Vendas

    Paulo Araújo dá dicas práticas de como acertar em cheio na etapa da abordagem em vendas.

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    O stress e a pressão acabam por atrapalhar um bom levantamento das necessidades dos clientes.

    Quantas e quantas vezes você se planejou e pensou em fazer algo e na hora H se esqueceu e percebeu que poderia ter feito melhor ou de forma diferente?

    A abordagem em vendas é a etapa crucial para que o fechamento do negócio seja algo natural.

    Vamos ver algumas dicas simples, mas que fazem a diferença.

    1. Demonstre interesse genuíno em ajudar.
    Todos nós gostamos de comprar, mas detestamos que nos vendam.

    Sabe o motivo?

    A maioria das pessoas percebem o profissional de vendas como alguém que pretende “tirar” o seu dinheiro. O vendedor é percebido como um “inimigo”.

    Mergulhe de cabeça na real necessidade do cliente. Demonstre atenção aos detalhes e deixe claro que você é um aliado.

    Para isso pratique a Escuta Empática, isso significa que o foco da sua atenção é o cliente. Olhe nos olhos e ouça com o coração.

    2. Conte os casos de sucesso.
    Depoimentos de clientes satisfeitos são sempre bem-vindos.

    Cite fontes, nomes de pessoas ou empresas e mostre ao seu potencial cliente que o seu produto já resolveu os problemas ou realizou os sonhos de muita gente.

    Mostre dados e fatos, o quanto reduziu ou aumentou algum indicador do seu cliente de forma benéfica.

    Quanto for um cliente resultado de alguma indicação melhor ainda, assim você já tem um vínculo natural. Adoramos encontrar vínculos em outras pessoas. Exemplo: cidade que nasceu, formação acadêmica, hobbies, enfim algo que traga alguma sensação de reciprocidade junto ao seu cliente.

    3. Responda as dúvidas de forma objetiva.
    Promova um diálogo junto ao cliente. Esqueça o monólogo chato de demonstração do catálogo, preço e condições de pagamento.

    Você não é tirador de pedidos!

    Não seja evasivo, isso demonstra falta de conhecimento e falar demais tirar a vontade de comprar de qualquer um.

    Deixe o cliente falar e até mesmo desabafar quando for o caso. O cliente é o herói, faça com que ele se sinta ouvido e importante.

    Fonte: Administradores

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