Cinco fatos que vão movimentar a economia na semana

Crise política continua no foco do mercado financeiro

766

Mesmo passado o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que absolveu a chapa vencedora das eleições de 2014 (Dilma-Temer) e garantiu a permanência de Michel Temer na presidência, todas as atenções dos agentes do mercado financeiro continuarão voltadas para o desenrolar da crise política. O teor da denúncia que a Procuradoria Geral da República (PGR) deverá apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deve conter elementos colhidos pela Polícia Federal e do depoimento do doleiro Lúcio Funaro, contra o presidente Temer deve manter as apreensões em torno do conturbado ambiente do Palácio do Planalto.

A expectativa é de que o procurador-geral Rodrigo Janot adicione novos elementos às acusações de corrupção, organização criminosa e obstrução da Justiça que já pesam contra Temer. Esse ambiente de incertezas deve garantir boa dose de volatilidade nos mercados de câmbio, e Bolsa e juros já nesta segunda-feira.

Cinco fatos que vão mexer com a economia esta semana

Na agenda econômica local, a divulgação do Relatório Focus com as projeções do mercado para a inflação, juros e PIB nesta segunda-feira, e a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com o ritmo de vendas do varejo no mês de abril, a ser publicado na terça-feira, são os principais eventos na semana.

No exterior, os resultados do varejo e de produção industrial nos Estados Unidos na terça-feira são o ponto de partida para uma semana movimentada. Na quarta-feira, reunião do FOMC, o comitê de política monetária do Federal Reserve (o banco central americano) reúne-se e deve anunciar um novo aumento da taxa de juros.

“Ainda, a reunião deste mês deve contar com a atualização das projeções econômicas. E a presidente do Fed, Janet Yellen deve conceder entrevista a jornalistas, com espaço para potencializar o discurso de solidez da recuperação econômica, perpassando o bom desempenho do mercado de trabalho e a inflação estável”, ressalta relatório da Rosenberg Associados.

Fonte: O Globo

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments