FecomercioSP é favorável à manutenção da Black Friday em novembro

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A possível mudança de data da Black Friday, que seria celebrada em setembro a partir de 2018, acabou de ganhar um capítulo: a FecomercioSP se posicionou, nesta segunda-feira (11), contra o movimento que tenta alterar o mês da tradicional queima de estoques.

Dentro do mundo do comércio eletrônico, ainda não há consenso sobre o tema – há quem acredite ser uma forma de recuperar o fôlego do Natal, enquanto outros veem a possibilidade como um tiro no pé.

“A FecomercioSP, por meio do Conselho de Comércio Eletrônico, é favorável à manutenção da Black Friday para o fim de novembro, data já consolidada no mercado nacional”, afirmou a entidade em nota à imprensa.

Na opinião do presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, o crescimento da Black Friday no mundo, com base em uma mídia espontânea e nas estratégias comerciais das empresas americanas, já está consolidada no mercado nacional. “A data é esperada com ansiedade pelos consumidores brasileiros que têm acesso não somente às ofertas nacionais, mas também ao que é ofertado mundialmente via comércio eletrônico.”

Para a FecomercioSP, os meses sugeridos de setembro ou outubro preocupam os varejistas, pois coincidem com o calendário de lançamento da indústria da moda e também a principal data dos varejistas de brinquedos antes do Natal.

A entidade ainda reforça que a proposta de alteração, caso venha prosperar, terá pouco efeito prático ou, quando muito, o varejo brasileiro irá criar mais uma data promocional no mercado brasileiro sem que a Black Friday sofra qualquer correção de rumo no varejo.

Fonte: ComputerWorld

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