Senado aprova medida que autoriza descontos em pagamentos à vista

Texto aprovado na véspera do prazo final segue agora para sanção presidencial

694

O Senado aprovou a medida provisória que autoriza desconto na compra de bens e serviços com pagamento à vista, proibindo os comerciantes de excluírem essa possibilidade conforme a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito, cheque).

A MP perderia validade, se não fosse votada pelos senadores. O texto agora vai para sanção presidencial.

Sem nenhuma obstrução da oposição, a medida foi aprovada de forma simbólica. O governo editou a medida com o objetivo de estimular a competição entre os diversos meios de pagamento e reduzir os juros do cartão de crédito.

O texto aprovado pelo Senado determina que o lojista informe, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

Na prática, a medida provisória legaliza os descontos nas compras à vista ou pagas com dinheiro em espécie. Apesar de já ser adotada em parte do varejo brasileiro, a oferta de desconto em compras à vista era proibida pela legislação. Por isso, muitas lojas cobravam o mesmo preço nas compras com pagamento em dinheiro ou em cartão de crédito.

Essa nova regra foi um dos pontos do pacote de medidas microeconômicas anunciado pelo governo para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a retomada do crescimento econômico. Além da redução de preços nas compras em dinheiro, espera-se a corte nas taxas cobradas pelas empresas de cartão, que estão entre as mais altas do mundo.

Fonte: PEGN

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments